Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Open Week reúne trabalhos comunitários que ensinam crianças sobre meio ambiente e ajudam mães desempregadas

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2022-11-25T15:08:18-03:00
Encontro ocorreu nas noites de 16 e 17 de novembro

Tampinhas que se transformam em artesanato e conscientizam crianças sobre meio ambiente, uma plataforma mão-forte para mães desempregadas e uma ação mão-amiga para auxiliar idosos, entre outros. Mais uma vez sobrou criatividade no Open Week da Universidade Metodista de São Paulo, que reuniu uma dezena de trabalhos de alunos de Marketing, Recursos Humanos, Logística e Processos Gerenciais.

As apresentações desta 8ª edição sintetizaram o conhecimento produzido ao longo do semestre na disciplina Programa de Extensão Universitária, ou seja, com base em atividades feitas de forma colaborativa com a população beneficiada. “Com as tampinhas, as crianças fazem artesanato ou brinquedos e também aprendem como é possível reciclar materiais”, descreve o aluno Daniel Henrique Fernandes, do 3º semestre de Logística, que integra o time de trabalho Solidary Cap.

Esse grupo reúne estudantes de Logística e Gestão de Recursos Humanos e elegeu a obra social São Francisco Xavier, em Diadema, que acolhe crianças da periferia. Um coletor de tampinhas e lacres de refrigerantes e água foi colocado no Centro de Convivência do campus Rudge Ramos para recolher a matéria-prima com a qual as crianças trabalham e aprendem sobre a importância do reaproveitamento de materiais. “Pensamos em algo em que todos podem ajudar e que tem valor para a vida”, disse.

Pós-maternidade

Também na direção de auxiliar quem precisa, a plataforma EmpregaELAS busca recolocar no mercado mães que se afastaram da profissão. “É um desemprego velado. Muitas empresas não aceitam profissionais com filhos pequenos, demitem logo após a licença-maternidade ou então promovem assédio moral fixando horário incompatível com creche e amamentação”, diz a aluna Fernanda Silva, de Marketing, uma das idealizadoras da conta do Instagram empregaelas.

A proposta  da plataforma digital é a requalificação pós-maternidade com cursos, palestras de conscientização sobre direitos, violência doméstica, empreendedorismo e outras redes de apoio. O grupo é integrado por alunos de MK.

Mamãe Clory

Já o Projeto Reviveiro foi desenvolvido pela turma do 2º semestre de Logística. O espaço restaurado está localizado no Lar Mamãe Clory, instituição fundada em 1969 por Clory Fagundes Marques em São Bernardo. O lar atende a mais de 100 crianças e adolescentes com idades entre 5 a 12 anos. A ideia inicial dos alunos era fazer um bazar, mas existe há muitos anos projeto similar funcionando no local.  Por isso, os estudantes acabaram se deparando com o viveiro de mudas e perceberam que estava abandonado. 

“Em virtude da pandemia, o viveiro estava destruído. Atualmente está bem melhor, pois conseguimos retirar o lixo e obtivemos algumas doações. Alguns professores estão bem empenhados em nos ajudar a restaurar completamente o local”, explicou a aluna de Logística Maria Clara Duarte. 

Para a coordenadora do projeto, professora Valéria Calipo, ao migrarem do campus Vergueiro para o Rudge Ramos, alunos dos cursos tecnológicos acabaram entrando em contato com os projetos de extensão. “Eles estão tendo a oportunidade de conhecer ONGs, instituições, além da criação de projetos para a população em vulnerabilidade social. É uma oportunidade de trazer a comunidade para a universidade”, declarou. 

week5.jpeg  week1.jpg  week2.jpg

week3.jpg  week4.jpg  week6.jpeg

Veja os temas apresentados na 8ª edição do Open Week 2022 de cursos de Gestão Metodista:

  • Solidary Cap - O projeto busca contribuir diretamente com a ODS 12, sobre consumo e produção sustentáveis. Arrecada tampas de garrafa pet dentro da universidade, que são enviadas para a instituição São Francisco Xavier, onde crianças fazem artesanato.

Alunos: Daniel Henrique Gomes Fernandes, Diogo Freitas Brasil, Jefferson Costa Barbosa, Luana Silva Guimarães, Paola Gomes Fernandes e Rute Vieira dos Santos.

  • Criando Futuro - Orienta jovens entre 17-19 anos que estão saindo do ensino médio e buscam informações sobre mercado de trabalho. Na maioria das vezes, não sabem qual seria o primeiro passo para uma carreira promissora e acabam fazendo escolhas por impulso.

Alunos: Aline Florentina de Lima, Cassia Maria da Rocha, Jacqueline Tomaz da Silva, Thayla Bastos de Freitas e Lidiane Dias da Silva.

  • Semeando Oportunidades - Voltado para empregabilidade de mulheres desempregadas unicamente por serem mães. A plataforma EmpregaELAS busca auxiliá-las por meio das redes sociais com informações sobre cursos, vagas de emprego, apoio e dicas para entrevistas.

Alunos: Marcelo Moreira Alvarenga, Julia Ferro, Pedro Henrique Ferro, Felipe Ruan, Matheus Henrique Moratti, Graziele Caroline dos Santos e Letícia Veríssimo.

  • Metô do Bem - Parceria entre a ONG Hamburgada do Bem e a Metodista visando recrutar voluntários para edições realizadas no ABC e continuar o projeto de empregabilidade para pais das crianças que frequentam a Hamburgada. A Metodista auxilia na capacitação dessas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Alunos: Gabriel Aristoteles, Leandro Souza Pereira, Mariana Aparício, Thaís Oliveira Novais e Isabella Rotta.

  • Conhecendo a CLT – Objetivo é promover conhecimentos básicos da CLT para comunidades mais carentes de forma objetiva e clara com aulas e palestras, para que possam entender, absorver e ter acesso a algo do qual fazem parte.

Alunos: Fabio Augusto Pereira, Gabriel Cesar Rodrigues, Gabriel da Silva Gondim, Gilana Victoria de Sousa, Juan Miguel de Lima, Julia Mayumi Yabiko, Lindalva Cruz Santos, Luan Cardoso de Araújo, Marcos Andrei dos Santos, Monalisa da Silva, Nicolas Borges Favini e Victor Dias da Silva.

  • Troca de Saberes- Projeto busca atender a ODS 3, de levar lazer, cultura e educação para crianças de comunidades carentes e suas famílias. Em parceria com turmas de Psicologia e Odontologia, oferecemos serviços como consultas psicológicas e odontológicas sem custo, além de projetos da Metodista como a Bolsa Social.

Alunos: Amanda Vilar, Gabrieli Dias Deonkina Muniz, João Victor Medeiros Ravanelli, Maria Luiza Gomes dos Santos, Marcos Rogério de Souza Júnior, Rafael Lopes Vieira, Rebeka Cristina Batista da Silva, Victor de Melo Forato, Victória Lima Cavalcante e Vitória Silva Ferreira.

  • Projeto Anawin – Parceria com a Missão Belém, situada na Balsa, o projeto busca auxiliar primeiro a estrutura da casa com busca de patrocinadores para materiais de construção, ferramentas etc. O 2º passo seria a criação de um Instagram para atrair voluntários e colaboradores. Por fim, a 3ª ação seria uma competição entre cursos da Umesp para arrecadar alimentos.

Alunos: Caio de Jesus, Fabio Augusto Coelho, Marcel de Paula Oliveira, Guilherme Viana Costa, Danilo Martin e Guilherme Rodrigues Soares.

  • Missão Haiti – Parceria também com a Missão Belém (Amor em Cacau), casa que ajuda a resgatar moradores de rua, viciados em drogas etc. Essa ONG se mantém apenas com doações para manter os abrigados até sua recuperação enquanto vendem trufas e barrinhas de chocolate produzidas pela Amor em Cacau.Criamos meios de ação para venda em supermercados e ações que auxiliem na ampliação dessas vendas, como eventos em escolas, casamentos, aniversários e meios digitais.

Alunos: Diego Henrique de Souza, Kelton dos Santos Costa, Marcio Nogueira Matias, Matheus Eloi de Souza e Mayke Jesus da Silva.

  • Primeiro Degrau - Criar uma rede social que possibilite compartilhar com alunos e comunidades adjacentes oportunidade de trabalho, disponibilizando vagas de 1º emprego em SP, dicas comportamentais e de como montar currículo. Atividades serão feitas dentro da plataforma Instagram por meio de páginaEmpregaMetô, que terá continuidade com alunos das novas turmas.

Alunos: Eduardo Alex Pinto Eleutério, Diogo Gomes de Lima, Camila Alves dos Santos, Rosangela Evangelista da Silva, Stephanie Kolln Sanches, Roger Gabriel Teixeira, Leandro Santos de Lima Carlos e Jackeline Oliveira Cardoso.

  • Reviveiro - Parceiro: Lar Mamãe Clory, em São Bernardo, onde será preservado o viveiro de mudas com plantas nativas, frutíferas e hortaliças. As mudas serão cuidadas até que cresçam para ser comercializadas, gerando outra fonte de renda para o Lar.

Alunos: Alice de Souza Almeida, André Vidal Brandino, Camila Souza Ferreira, Igor Patrício Santos de Sousa, Kaique Moreira de Sousa, Linnay Leme Sundfeld, Marcela Flores Reis e Maria Clara Arrighi Duarte.

  • EmpregaElas – Plataforma no Instagram que quer facilitar o crescimento profissional de mães, que são discriminadas ou desempregadas devido à maternidade. O projeto busca viabilizar o acesso à informação, a cursos profissionalizantes gratuitos, vagas de empregos e sugestões para montagem de currículo, por meio de workshops virtuais, palestras, direcionamento de vagas, distribuição de informações sobre o tema e grupos de apoio.

Alunos: Fernanda Silva, Giovanna Cremonezi Vianna, Luiza Pereira de Souza, Matheus de Omena Trindade e Marina Rodrigues de Oliveira.

Confira as fotos 

 

Texto: Malu Marcoccia e Isadora Caccia
Última atualização: 19/10/2022

Reportar Erros