Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Gestão de RH - A arte de motivar e reter talentos

por Roberta Parizotto Última modificação 2021-02-22T16:44:51+00:00
Gerir recursos humanos não significa somente atrair talentos, é preciso cultivar e trabalhar para mantê-los

Você pensa em cursar Gestão de Recursos Humanos, mas não sabe exatamente o que esperar da profissão?

O processo de Recrutamento e Seleção é a atribuição mais conhecida; consiste em diversas etapas, porém é apenas a “ponta do iceberg”, o início de tudo. Uma vez admitido, o colaborador começa a atuar estimulado pelo novo desafio, com energia para “vestir a camisa” e mostrar todo seu potencial, afinal, é uma nova oportunidade em sua vida, e a partir daí inicia-se a próxima fase: manter motivado e reter este colaborador.

RH estratégico

Atualmente as pessoas estão intelectualmente mais capacitadas para o mercado de trabalho; o nível de escolaridade está cada vez mais alto, cursos extras, conhecimento de outros idiomas, tudo para enriquecer o currículo e atender à demanda de mercado exigida.

Sem contar que muito se investe para recrutar estes profissionais. Não faz sentido não atuar para preservá-los. A perda de um funcionário capacitado para outra organização pode ocorrer, mas há ganhos ao aprimorar o conhecimento do capital humano. Treinamento e Desenvolvimento gera diferencial competitivo e crescimento para contratante e contratados.

Outro fator importante é trabalhar para manter motivação e a comunicação, no intuito de promover inserção do recém-contratado na cultura da empresa, integração às áreas e equipes e divulgação dos passos da instituição.

Transparência essencial

A organização deve agir com transparência, manter o funcionário informado em relação ao que acontece para evitar ruídos e falhas de comunicação. Saber de notícias por outras fontes que não sejam a própria empresa deixa o funcionário inseguro e insatisfeito.

Outra questão de grande importância é deixar evidente o senso de cumprimento de propósito, ou seja, deixar evidente a razão de ser da instituição e o que há por trás dos números: missão, visão, valores e objetivos.

Para alcançar estes resultados o trabalho é bastante complexo e envolve estratégias, técnicas, ferramentas; a mobilização dos gestores, da área de RH, áreas parceiras e alta administração.

O resultado prático para organização e colaboradores é crescimento, inovação, uma estrutura sólida e geração de lucro. Todos saem ganhando!

Se você gostou do assunto e se vê atuando nesta posição de trabalho, o curso de Gestão de Recursos Humanos Presencial ou EAD é a opção ideal para você!

Faça sua inscrição

Reportar Erros

X