Sou Show Afro: mais de 10 anos celebrando a vida e denunciando a morte

Para destacar o Dia da Consciência Negra, o Núcleo de Arte e Cultura preparou seleção de fotos e vídeos do Sou Show Afro (SSA), ação cultural realizada na Metodista desde 2004 e que tem como objetivo ser um espaço de encontro de celebração da beleza e cultura afro, bem como de reflexão e conscientização das questões políticas e culturais que envolvem a população negra brasileira.

Ao longo destes anos, foram realizadas 14 edições, reunindo grupos artísticos formados por alunos/as, professores/as, funcionários/as e convidados/as. As apresentações contemplaram diferentes manifestações artísticas, como samba de roda, coco, dança afro, frevo, maculelê, umbigada, capoeira, percussão, hip hop, MPB, reggae, performance teatral, moda afro, entre outras. Grupos diversos participaram com crianças, jovens e pessoas idosas. Houve oportunidade de assistir a apresentações de grupos formados por pessoas de Moçambique, Angola, Cabo Verde e conhecer projetos voltados à população negra.

O Sou Show Afro recebeu grupos de ONGs, projetos sociais, pontos de cultura, igrejas e foi destacado, em alguns anos, na agenda cultural da cidade, bem como inserido no calendário acadêmico da Universidade Metodista de São Paulo. Devido à sua relevância, teve apoio do SESC-Santo André e de diferentes comunidades do bairro e da cidade. Internamente, o Núcleo de Formação Cidadã e a atualmente extinta Associação de Funcionários (AFTAIMS) foram parceiros fundamentais nessa caminhada.

Para o Núcleo de Arte e Cultura, a realização e o enraizamento desta ação cultural foi uma grande conquista, porque trouxe o debate sobre consciência negra para o espaço universitário, promovendo o diálogo entre Educação e Cultura. A presença de turmas de estudantes, especialmente de disciplinas eletivas, foi constante em quase todas as edições, como também foi crescente a frequência da comunidade externa, amigos(as), familiares e representantes de movimentos negros. O SSA nasceu por meio de um movimento de funcionários/as em 2004 e provocou um processo de construção da identidade negra, resgatando a autoestima e fazendo com que parte deste grupo se tornasse visível neste espaço, que oferecia também a oportunidade de revelarem seus talentos artísticos.

Paralelamente ao Show, foram realizadas feiras como a barraca Beleza Negra, com penteados afro, que buscava a reflexão sobre a beleza negra e o respeito às diferenças.

Em 2013, foram celebrados 10 anos de SSA e conseguimos reunir pequenos vídeos de todas as apresentações. Vale a pena conferir e sentir um pouco da energia e do clima deste encontro.

A penúltima edição do SSA foi em 2017 e teve como destaque a força das mulheres negras; uma das apresentações foi este vídeo produzido por Nina Mancin, arte-educadora do NAC, que apresenta mulheres líderes quilombolas (veja). Também de 2017 destaca-se a participação do grupo Ubuntu, formado por alunas do curso de Pedagogia da Metodista que representaram o poema Gritaram-me Negra, de Victoria Santa Cruz (veja). 

Recomendamos também este pequeno vídeo (veja) com imagens dos primeiros anos do SSA. Vale destacar as artistas que criaram os cenários e a decoração, dentre elas Marisa Venezuela, criadora do primeiro fundo de palco, Juliana Costa, Beatriz Bonifácio e, em 2017, contamos com as belas obras de Las Hermanas (veja).

As aberturas eram marcadas pela presença de um grupo coral organizado pela regente Neusa Cezar. A música Bate-Batuque foi tema de abertura em várias edições (veja).

O encerramento tinha um clima de renovação de esperança. Separamos dois momentos para você conferir (2013 e 2017).

Por fim, registramos que este foi um espaço de visibilidade e reflexão que reuniu pessoas negras e pessoas brancas em torno de uma mesma causa: celebrar a vida e denunciar a morte. O Núcleo de Arte e Cultura tem como objetivo o respeito às diferenças e à valorização da diversidade humana e cultural. Que venham novos Sou Show Afro!

Para saber mais sobre o NAC veja: www.metodista.br/nac 
 
Acompanhe o NAC nas redes sociais:

Cláudia Cezar
Coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura da Metodista

 

Estudantes de Teologia cantando parte do hino nacional e do hino da África do Sul (2008)

 

Apresentações do X Sou Show Afro (2013)

Assista ao clipe criado para o X Sou Show Afro (2013)

Jorge Marciano e grupo tambor

Hip Hop em Ação

DEUX

Raízes Brasileiras

King Nino Brown

Joy of dance

Dj Preto El

Cadê o Amarildo?

Associação  de Estudantes Angolanos de SP

Mulheres negras quilombolas

Joy

Pagode Gospel com grupo Sabor de Mel

Up Trix

 Samba de Roda com o grupo Sol Capoeira

Encerramento 10 anos com Guerreiros de Judá

 

Vídeos de 2017

Música Bate-Batuque marca a abertura do 13º edição do SSA

 

Grupo Ubuntu: alunas de Pedagogia da Metodista apresentam o Gritaram-me Negra

Cláudia Cezar e Lidia Maria de Lima encerram o 13º SSA, em 2017

 

Fotos:

1º edição
https://photos.app.goo.gl/hGUhuNDUjaoBUE1t8

2º edição
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=nacmetodista&set=a.275296369260104
https://flic.kr/s/aHskBgKzmW

3º edição
https://flic.kr/s/aHsjHMg42K

4º edição
https://flic.kr/s/aHsjHMUqsm

5º edição
https://flic.kr/s/aHsjHMfYG8

6º edição
https://flic.kr/s/aHsjrmmNni

7º edição
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=nacmetodista&set=a.273277856128622
https://flic.kr/s/aHskBgKMob

8º edição
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=nacmetodista&set=a.264238537032554
https://flic.kr/s/aHsmi4FS7H
https://flic.kr/s/aHsjHMpe76

9º edição
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=nacmetodista&set=a.261791823943892
https://flic.kr/s/aHsmbUmiEN
https://flic.kr/s/aHsk6z5XML
https://flic.kr/s/aHsjHN3D5E
https://flic.kr/s/aHsjEbfDjm

10º edição
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=nacmetodista&set=a.432105000245906
https://flic.kr/s/aHsjHMfVG4

12º edição
https://flic.kr/s/aHsknY15ED

13º edição
https://flic.kr/s/aHskx6Tnki

14º edição
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=nacmetodista&set=a.1808486142607778

Reportar Erros

X