Cursos de PP e de Rádio e TV farão documentário sobre grêmios curumins de Diadema
Os podcasts dos Grêmios Escolares Curumins, de Diadema, vão ganhar documentário este ano. As oficinas de podcasts com representantes dos grêmios estão de volta e serão gravadas na Universidade Metodista de São Paulo, como nas temporadas anteriores. Uma novidade é que em 2024 estudantes de Publicidade e Propaganda e de Rádio e TV da Umesp farão espécie de making of com os bastidores das formações e gravações de algumas turmas, gerando um documentário. O tema desta temporada abordará bullying e cyberbullying.
Serão 36 turmas de estudantes do 3º ao 5º ano de 18 escolas municipais que já iniciaram neste abril as oficinas formativas. Na primeira fase, crianças entre 8 e 10 anos participam de formações para definição de temas e introdução à elaboração de roteiro. Na segunda e última etapa, serão gravados podcasts na Metodista.
As oficinas ocorrem em abril e a gravação dos podcasts está programada para maio. A escolha do tema foi motivada pela sanção pelo governo federal, em janeiro, da lei que inclui o bullying e cyberbullying no Código Penal, tornando-os crimes, e também por sugestão de diretoras de escolas. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Educação, 40% dos adolescentes em 2022 afirmaram já ter sofrido bullying. Em 2009, eram 30,9%.
Missão importante
A missão dos curumins é importante: discutir o tema com demais estudantes e definir perguntas para o encontro dos Grêmios Curumins com o prefeito José de Filippi em maio, no evento Fala Curumim.
As oficinas começam com a exibição de uma animação sobre bullying, seguida de discussões e debates em torno do tema. Os estudantes são estimulados a refletir e identificar situações de bullying na escola, na família e na comunidade, e a criar soluções de como lidar com esse cenário. Em seguida, eles têm contato com os conceitos de sociodrama, técnica utilizada nesta fase para trabalhar o tema.
Depois, as crianças começam a aprender como se faz um podcast na prática, com abertura, vinheta, saudação, apresentação, e já participam da elaboração do roteiro com diferentes situações de bullying, que será a base para a próxima fase, de gravação nos estúdios da Metodista.
Texto: Malu Marcoccia
Com informações da Prefeitura de Diadema
Última atualização 15/04/2024