Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Cursos de PP e de Rádio e TV farão documentário sobre grêmios curumins de Diadema

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2024-04-15T14:32:30-03:00

Os podcasts dos Grêmios Escolares Curumins, de Diadema, vão ganhar documentário este ano. As oficinas de podcasts com representantes dos grêmios estão de volta e serão gravadas na Universidade Metodista de São Paulo, como nas temporadas anteriores. Uma novidade é que em 2024 estudantes de Publicidade e Propaganda e de Rádio e TV da Umesp farão espécie de making of com os bastidores das formações e gravações de algumas turmas, gerando um documentário. O tema desta temporada abordará bullying e cyberbullying.

Serão 36 turmas de estudantes do 3º ao 5º ano de 18 escolas municipais que já iniciaram neste abril as oficinas formativas. Na primeira fase, crianças entre 8 e 10 anos participam de formações para definição de temas e introdução à elaboração de roteiro. Na segunda e última etapa, serão gravados podcasts na Metodista.

As oficinas ocorrem em abril e a gravação dos podcasts está programada para maio. A escolha do tema foi motivada pela sanção pelo governo federal, em janeiro, da lei que inclui o bullying e cyberbullying no Código Penal, tornando-os crimes, e também por sugestão de diretoras de escolas. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Ministério da Educação, 40% dos adolescentes em 2022 afirmaram já ter sofrido bullying. Em 2009, eram 30,9%.

Missão importante

A missão dos curumins é importante: discutir o tema com demais estudantes e definir perguntas para o encontro dos Grêmios Curumins com o prefeito José de Filippi em maio, no evento Fala Curumim.

As oficinas começam com a exibição de uma animação sobre bullying, seguida de discussões e debates em torno do tema. Os estudantes são estimulados a refletir e identificar situações de bullying na escola, na família e na comunidade, e a criar soluções de como lidar com esse cenário. Em seguida, eles têm contato com os conceitos de sociodrama, técnica utilizada nesta fase para trabalhar o tema.

Depois, as crianças começam a aprender como se faz um podcast na prática, com abertura, vinheta, saudação, apresentação, e já participam da elaboração do roteiro com diferentes situações de bullying, que será a base para a próxima fase, de gravação nos estúdios da Metodista.

 

Texto: Malu Marcoccia
Com informações da Prefeitura de Diadema
Última atualização 15/04/2024

 

Reportar Erros