Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Alunos de PP realizam nova campanha estadual para o Dia da Luta Contra a Aids

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-12-03T14:08:50+00:00
Data é comemorada mundialmente em 1º de dezembro

Pelo quinto ano consecutivo, alunos de Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo realizaram para o governo paulista a campanha do Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A parceria é com o Centro de Referência e Treinamento (CRT) em DST/Aids-SP, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, em iniciativa que busca estimular a visibilidade do assunto e disseminação de informações sobre a Aids.

As peças foram veiculadas em redes sociais, televisão, rádios e impressos. Até agora foram feitas 18 campanhas completas sobre temas diversos relacionados à prevenção de HIV e Aids, infecções que podem ser transmitidas pela relação sexual desprotegida ou por meio do contato com mucosas ou área ferida do corpo, além do compartilhamento de seringas e agulhas. A parceria com a UMESP teve início em 2015.

Jovens entre 15 e 24 anos

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, atualmente o HIV atinge principalmente jovens homossexuais com idade entre 15 e 24 anos, sobretudo jovens negros. Embora o governo de São Paulo ofereça na rede de saúde pública opções de prevenção como PEP, PrEP, testagem, TcP (tratamento como prevenção) e o I=I (indetectável=intransmissível), ainda há alto índice de discriminação às pessoas vivendo com a doença e baixo acesso de populações mais empobrecidas às principais tecnologias de prevenção.

O Programa Estadual DST/Aids-SP disponibiliza tratamento e testes de HIV que visam ao diagnóstico precoce e podem ser realizados o ano todo. Essa política tem contribuído para o diagnóstico e tratamento oportuno de gestantes durante o pré-natal. Mais informações podem ser encontradas no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo telefone 08000 16 25 50.

Dicas de prevenção de ISTs

  • Use camisinha do começo ao fim da relação sexual;
  • Nunca utilize o mesmo preservativo por mais de uma vez;
  • Não compartilhe objetos perfuro-constantes, como seringas e agulhas;
  • Gestantes devem realizar os testes de sífilis e Aids, prevenindo e evitando a transmissão das doenças ao feto (Fonte: Governo do Estado de S.Paulo).

Acompanhe aqui a campanha feita para multiplataformas.

Reportar Erros