Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aluno de Economia da Metodista aguarda revanche com a lenda do xadrez Garry Kasparov

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2024-03-25T15:00:06-03:00

Aluno do 3º ano de Ciências Econômicas, Guilherme Saito tem mais do que grandes desafios profissionais em mente para um futuro próximo. Ele aguarda uma “revanche” com ninguém menos que a lenda do xadrez Garry Kasparov, ex-campeão mundial e considerado por muitos o maior enxadrista de todos os tempos.

Ainda é uma proposta de professores da Universidade Metodista de São Paulo, mas a possibilidade do reencontro aguçou a expectativa de Guilherme. Ele enfrentou de verdade Kasparov em 2011 em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo com alunos da rede SESI (Serviço Social da Indústria).

“Na época tinha entre 12-13 anos. Kasparov estava no Brasil para promover o xadrez.  Cerca de três meses antes, fizeram um torneio na escola. Eu estava completamente apaixonado pelo jogo, estudando movimentos e jogadas, então tive um ótimo aproveitamento e fui selecionado para participar do evento”, lembra o aluno da Metodista, que compartilhou sua rara experiência durante aula de Política e Economia Internacional, em que se falava sobre regimes políticos ao redor do mundo e a Rússia e Kasparov foram citados.

“Eu rapidamente me recordei do nome e compartilhei a experiência com o professor e os colegas de classe”, cita Guilherme. No evento do SESI, Garry Kasparov jogou simultaneamente com 20 pessoas e em menos de duas horas liquidou as partidas. Ninguém o venceu.

Garry Kasparov se aposentou do xadrez profissional em 2005 e enveredou pelos caminhos da política e da escrita. Formou o movimento United Civil Front e tornou-se membro do The Other Russia, coalizão de oposição à administração de Vladimir Putin. Tentou candidatar-se, mas, como hoje, opositores têm pouco espaço para vencer a hegemonia de Putin, que vai completar 30 anos no poder.

Certificação em investimentos

Guilherme Saito tem 25 anos e já está há seis anos no mercado. Atua como supervisor de Integração no grupo MOVE3, do segmento de logística e tecnologia. É o colaborador mais jovem a ocupar essa posição na organização.

“Sei que a empresa me deu muitas oportunidades, mas isso é fruto da minha dedicação, esforço diário e a constante busca pela evolução como profissional. Em poucos meses, completo seis anos de casa. Quando olho para trás, sinto orgulho da minha trajetória, sei que a margem de crescimento ainda é enorme, mas já me considero consolidado na área”, afirma o aluno da Metodista, que ainda neste ano planeja tirar a certificação CEA pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), que o habilita a trabalhar com muitos produtos no mercado financeiro.

“Entendo que são importantes passos que estou trilhando para uma futura transição de carreira, quem sabe. O futuro é sempre incerto, a única certeza que tenho é a vontade constante de seguir progredindo cada vez mais, adquirindo conhecimento, vivenciando situações adversas no âmbito profissional, pois sei que todos esses fatores em conjunto me fazem crescer não só profissionalmente, como pessoalmente também”, destaca Guilherme.

Saito-Kaparov.jpeg

Guilherme Saito de camiseta branca à frente de Kasparov em 2011

 

Texto: Malu Marcoccia
Última atualização: 25/03/2024

Reportar Erros