Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Dias e horários: aguarde
Encontros: semanais
Local: Campus Rudge Ramos
Número de Vagas: 30 (sujeito a formação de turma)
Número de parcelas fixas: 18
Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 419,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 425,38. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

O curso permite ao especialista em Alfabetização, Letramento e Cultura Digital, já graduado em Pedagogia, atuar como professor alfabetizador de crianças, jovens e adultos, coordenador pedagógico de grupos de alfabetizadores na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Os demais graduados – áreas afins – que fizerem o curso poderão atuar na área de Assessoria e Apoio Educacional a Clínicas de Psicologia e Psicopedagogia, a Organizações não Governamentais, a Secretarias de Educação nos serviços de apoio técnico-educacional, além de poder, ainda, como docente no Ensino Superior, lecionar as disciplinas correlatas à área de especialização.

O curso compreende três eixos temáticos, os quais estruturam as disciplinas que os compõem. São eles:

  • Teorias e Contextos = 168 h
  • Fundamentos = 96h
  • Didática e Intervenção = 96h

Diferenciais do curso

O curso está estruturado de forma que haja fluxo contínuo de entradas, já que nenhuma disciplina é pré-requisito de outra. A organização curricular permite que as disciplinas sejam cursadas, em qualquer ordem, por isso, à medida que o aluno se matricular para entrar em qualquer bimestre do ano, sempre terá um grupo de alunos em curso, não precisando esperar os inícios de anos ou semestres.

Além disso, os professores convidados a ministrarem aulas são todos titulados, capacitados e experientes nas temáticas que assumiram. A possibilidade de trabalhar casos reais e discutir vivências já experimentadas, auxilia não só na compreensão do assunto, mas também, sugere possibilidades de práticas.

O curso também se destaca pela integração com o mundo digital e pelo oferecimento de disciplinas de Projetos e Oficinas que possibilitarão aos alunos a criação e organização de materiais e jogos que poderão ser utilizados no cotidiano escolar, pelos próprios alunos/profissionais.

Objetivo Geral

Atuar no âmbito da educação formal e informal, em espaços escolares e não escolares, realizando pesquisas, diagnósticos e intervenção preventiva ou corretiva em grupos e em indivíduos em processo de aquisição da leitura e da escrita, envolvendo, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos

  • Discutir as teorias psicogenéticas da língua escrita e os métodos de alfabetização que fundamentam a ação docente;
    Tematizar boas práticas de alfabetização e letramento para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita de crianças, jovens e adultos;
  • Organizar projetos didáticos para alfabetização e uma rotina pedagógica que considere o/a aluno/a em seu processo de aprendizagem;
  • Refletir sobre a Literatura Infantil e a sua importância na formação do leitor;
  • Analisar os processos de produção de textos de alunos/as dos anos iniciais e compreender a função do professor nesses processos;
    Refletir sobre a ação pedagógica em relação às questões discursivas da língua escrita; promover a investigação científica que problematize os conteúdos abordados no curso e/ou relacionados à prática alfabetizadora.

Matriz Curricular

  • A função social da escrita e a alfabetização em contextos tecnológicos
  • Abordagens do Processo Educativo na perspectiva inclusiva
  • Alfabetização de Jovens e Adultos
  • Alfabetização, Letramento e interdisciplinaridade: arte, música, corpo e movimento
  • Fundamentos Fonoaudiológicos e Alfabetização
  • Fundamentos Neurológicos e Alfabetização
  • Fundamentos Psicolinguísticos e Psicogenéticos para
  • Alfabetização e Letramento
  • Oficinas de recursos tecnológicos e Alfabetização
  • Planejamento, didática e avaliação na alfabetização
  • Políticas públicas de Alfabetização e história do Letramento no Brasil
  • Produção de Materiais e organização de Projetos Didáticos
  • Tecnologias como recurso didático-metodológico na alfabetização
  • Teorias de aprendizagem na criança, jovens e adultos
  • Teorias do Letramento e as Práticas Sociais de Leitura e de Escrita

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Profa. Dra. Denise D´Aurea Tardeli

Mestre em Educação – USP; Doutorado em Psicologia Escolar – USP; Pós-Doutorado em Educação – USP; professora titular do PPGE-Metodista e professora da Pedagogia-Metodista.

Público-Alvo

Graduados de cursos da área de ciências humanas, como foco, sem exclusividade, nas Licenciaturas: Pedagogia, Letras, Matemática. Também profissionais que atuam em escolas/empresas/ONGs como coordenadores pedagógicos, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos.

Pré-Requisitos

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior.

Seleção

Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, das 9h às 13h.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X