Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros on-line (via Collaborate Classic): Quinta-feira, das 19h às 21h (aulas quinzenais)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas: 18
Mensalidade - ingressantes 2020: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso. 

Importante: ao realizar sua inscrição, evite cadastrar e-mails da Microsoft Hotmail. A ficha de inscrição e demais documentos enviados pela Metodista são bloqueados pelo serviço e os candidatos não conseguem finalizar a pré-matrícula nos cursos de pós-graduação.

O curso oferecerá uma exposição histórica, bem como uma avaliação crítica dos textos centrais da tradição fenomenológica. Para isso, serão contemplados os momentos históricos e as ideias do desenvolvimento da fenomenologia: começaremos com o contexto filosófico da época e a fenomenologia transcendental de Husserl; a reinterpretação da fenomenologia de Heidegger; percepção e fenomenologia em Merleau-Ponty; compreensão e interpretação em Ricoeur. Leituras e estudos dos textos clássicos em fenomenologia pelos autores supracitados e outros. Os temas que serão abordados incluem: consciência, intencionalidade, percepção, epoché e redução, a natureza da existência, liberdade, incorporação e intersubjetividade.

Objetivo Geral

O objetivo do curso é capacitar profissionais da área de humanidades e da saúde para trabalharem com o método fenomenológico em suas pesquisas, terapias e aplicações clínicas. Os alunos se apropriarão do método e terão capacidade de comparar, contrastar e analisar criticamente os principais argumentos fenomenológicos. Além disso, o curso pretende formar e orientar em leituras mais acuradas para interpretar criticamente os textos de referência e colocar tais textos em um contexto filosófico mais amplo, indo além da convenção e da tradição fenomenológica.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar uma discussão crítica das ideias desenvolvidas pelos pensadores na tradição fenomenológica;
  • Formular uma argumentação fundamentada de sua posição nos tópicos abordados neste curso;
  • Apresentar temas atuais da fenomenologia;
  • Situar os princípios dos fenomenólogos em um contexto filosófico mais amplo;
  • E encontrar, analisar e discutir a literatura relevante para além dos textos prescritos.

Diferencial

O curso se difere por unir profissionais reconhecidos da área fenomenológica no Brasil e colocar no centro da reflexão as questões mais importantes da fenomenologia. Além de oferecer o que há de mais atual na fundamentação histórica, a especialização trabalhará com os grandes fenomenólogos do século XX e, ao mesmo tempo, oferecerá um olhar crítico sobre os seus pensamentos. Com a aquisição do método, o pós-graduando poderá ter acesso às questões originais de cada pensador e inserir-se na crítica das novas manifestações fenomenológicas.

Matriz Curricular

  • Franz Brentano e a história da fenomenologia
  • Edmund Husserl e o projeto da filosofia pura
  • Redução e intencionalidade: métodos e caminhos
  • Martin Heidegger e a virada existencial
  • Ontologia e temporalidade
  • Jean-Paul Sartre e a subjetividade
  • Merleau-Ponty e a fenomenologia da percepção e do corpo
  • Edith Stein e a psicologia fenomenológica
  • Paul Ricoeur e a tarefa da interpretação
  • Métodos em fenomenologia depois de Husserl
  • Problemas e perspectivas: a fenomenologia e seus críticos
  • Problemas e perspectivas: a fenomenologia e seus temas

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Profº Dr. Vitor Chaves de Souza

Pós-Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Ciências da Religião, bacharel em Teologia e licenciado em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor nos cursos de Filosofia, Pós-Graduação em Ciências da Religião e Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo.

Corpo Docente

Etienne Alfred Higuet  -possui graduação em Baccalauréat - Université Catholique de Louvain (1965), graduação em Baccalauréat - Université catholique de Louvain (1969), mestrado em Licence - Université catholique de Louvain (1972), mestrado em Licence - Université catholique de Louvain (1971) e doutorado - Université Catholique de Louvain (1978). Atualmente é professor da Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará. Especialista em temas atuais de fenomenologia, pensadores francófonos, religião e cultura.

Fábio Luiz Socreppa da Fonseca - possui graduação em Psicologia (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2017); especialista em Psicopedagogia na PUC-SP (2011) e Orientação à Queixa Escolar pela USP (2011). É professor na Faculdade Campos Elísios e tem experiência nas áreas de Psicologia clínica, Psicologia da Educação, Fenomenologia e Merleau-Ponty.

Franklin Leopoldo e Silva - possui graduação em Filosofia (1971), mestrado em Filosofia (1975) e doutorado em Filosofia (1981), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da USP. Especialista em Martin Heidegger, Sartre e fenomenólogos contemporâneos.

Ismael Forte Valentin - possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1994), graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1992), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1985), mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo UMESP (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2008). Atualmente é professor universitário, Coordenador dos Cursos de Filosofia e Pedagogia da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP e tem experiência nas áreas de Educação, Filosofia e Teologia, História da Educação, Filosofia da Educação, Filosofia da Religião.

Rui de Souza Josgrilberg - possui graduação em Filosofia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), graduação em Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1967) e doutorado em Sciences Religieuses - Université de Strasbourg (1973). Professor aposentado da Universidade Metodista de São Paulo. Foi o primeiro presidente e um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Fenomenologia. Especialista em Edmund Husserl e a história da fenomenolgia.

Público-Alvo

Profissionais e estudantes das áreas da filosofia, psicologia, teologia e ciências sociais, bem como todos interessados em aprofundar a fenomenologia e se especializarem no método fenomenológico de pesquisa e no fenômeno enquanto objeto de reflexão.

Pré-Requisitos

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção

Análise curricular. Havendo necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA:

  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente registrado (01 cópia autenticada);
  • CPF (01 cópia simples);
  • RG (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros o RNE (01 cópia simples). Poderá ser apresentada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto em substituição à apresentação do Cadastro de Pessoa Física e Cédula de Identidade desde que as informações constem na mesma (01 cópia simples);
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. Deverá ser impresso após o clique ACEITO no Formulário de Pré-Matrícula.

Aluno formado pela Metodista não precisa entregar a documentação, mas apenas fazer o envio por e-mail do Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão.

Diploma expedido por Instituição Estrangeira deverão ser autenticados pela autoridade consular brasileira competente no país de origem da documentação, além de traduzido para o português por tradutor juramentado.

Caso o(a) candidato(a) não disponha do Diploma de Curso Superior no ato da Matrícula, deverá preencher o Termo de Ciência disponibilizado no kit de Matrícula e enviá-lo devidamente assinado com os demais documentos requeridos para a Matrícula, e especificamente neste caso o(a) candidato(a) deverá enviar o Certificado de Conclusão de Curso Superior, com a inclusão de seu reconhecimento junto ao MEC, que será posteriormente substituído pelo Diploma de Curso Superior, nos termos do respectivo Termo de Ciência.

A documentação será analisada pela Secretaria de Pós-Graduação e na hipótese de ser constatada alguma irregularidade na documentação que impeça de cursar a Especialização/MBA pleiteada, a matrícula será automaticamente cancelada.

Local de entrega da documentação (Por Correio):
Universidade Metodista de São Paulo
Secretaria Acadêmica
Rua do Sacramento, 230 - Edifício Beta - 09640-000 - São Bernardo do Campo/SP

Local de entrega da documentação (Presencialmente):
Universidade Metodista de São Paulo
Central de Relacionamento ao Calouro - CAC - Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo/SP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS | DÚVIDAS | ESCLARECIMENTOS CONTATAR:

Informações dos cursos
Telefone: (11) 4366-5000, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Dúvidas relativas aos documentos exigidos e pagamento da pré-matrícula:
E-mail: latosensupresencial@metodista.br / latosensuead@metodista.br

Reportar Erros

X