Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Informações do Curso

Duração: 12 meses
Carga Horária:
360 horas
Encontros online (via Collaborate Classic) por (Microsoft Teams): Terça-feira, das 19h às 21h (aulas quinzenais)
Número de Vagas: 100
Número de parcelas fixas: 18

Mensalidade - ingressantes 2021: R$ 269,00 para o pagamento até o vencimento, por meio do Programa de Adimplência. O valor da mensalidade sem o desconto é de R$ 273,10. 

Ex-alunos formados em graduação ou pós-graduação em uma das instituições da Educação Metodista têm 20% de desconto a partir da segunda mensalidade até o final o curso.

Realize sua matrícula* com uma condição especial: taxa no valor R$ 99,00.

*Valor correspondente à primeira mensalidade do curso.

Faça a sua matrícula com condições especiais. Envie e-mail com os documentos para posgraduacao@metodista.br.

Importante: os documentos são enviados para o e-mail cadastrado no momento da inscrição. Caso não receba o e-mail de confirmação da sua inscrição, consulte a caixa de spam.

A oferta de informação de qualidade tem sido um diferencial para empresas jornalísticas e de outros segmentos de mercado. Nesse sentido, ter formação especializada é pré-requisito para profissionais que atuam ou desejam atuar nessa área. O curso de Gestão de Conteúdo em Comunicação Jornalística visa à formação de profissionais qualificados para a gestão e produção de conteúdos jornalísticos, principalmente, em plataformas digitais.

Diferencial do curso

  • Ênfase às mídias e redes digitais;
  • A Universidade Metodista de São Paulo foi considerada a melhor universidade privada do País na área de Comunicação e Informação, segundo o Guia do Estudante (2009, 2010, 2011, 2012, 2013).

Objetivos Gerais

Oferecer especialização em processos de produção de informação para atuação de profissionais como gestores de conteúdo jornalístico em diversas linguagens e suportes para vários públicos, com ênfase em plataformas digitais.

Objetivos específicos

  • Planejar e conhecer processos de produção de conteúdos noticiosos de acordo com os públicos, linguagens e plataformas;
  • Dar ênfase aos processos de produção em jornalismo, como pauta, apuração, redação, edição, fechamento, direção de arte, diagramação, vídeos, áudios;
  • Mostrar os processos de elaboração de conteúdos jornalísticos, conforme mídia e público;
  • Estimular a capacidade de análise, classificação e hierarquização da informação jornalística;
  • Discutir a importância das plataformas digitais na veiculação da informação jornalística;
  • Refletir sobre a relação entre conteúdo e forma no jornalismo, com destaque ao design gráfico na acessibilidade da informação;
  • Destacar os aspectos éticos e deontológicos da profissão.

Matriz Curricular

  • As práticas comunicacionais e suas interfaces com a cultura
  • Comportamento e experiência do usuário
  • Design gráfico
  • Ética e Deontologia
  • Gestão da inovação
  • Gestão em comunicação e públicos estratégicos
  • Linguagem jornalística em áudio e vídeo
  • Linguagem jornalística em impresso
  • Linguagem jornalística multimídia em mídias digitais
  • Marketing de conteúdo
  • Os cenários da Comunicação em rede
  • Os discursos comunicacionais
  • Planejamento e análise de conteúdos editoriais
  • Processos de produção de conteúdo
  • Sociedade da informação e do conhecimento

A Metodista poderá realizar mudanças na estrutura curricular e corpo docente do curso.

Coordenação

Profa. Dra. Karin Müller

Possui graduação em Comunicação Mercadológica (2004), mestrado e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2006 e 2011). Foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Âmparo a Pesquisa do Estado de SP (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) durante os dois cursos de pós-graduação. Tem experiência na área de Mídia Regional, com ênfase em Televisão, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre mídia e região e estudos comparativos entre redes nacionais de TV. No doutorado, ainda com ênfase em TV, realizou estudos sobre a publicidade das minisséries da Rede Globo de Televisão. Atualmente, é professora em cursos de graduação e pós-graduação (Lato Sensu) na Universidade Metodista de São Paulo.

Público-alvo

Graduados que desejam especializar-se na gestão e produção de conteúdo em suportes digitais, nos diversos campos da comunicação.

Pré-requisito

Ser portador de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior devidamente registrado.

Seleção

Análise curricular. Havendo a necessidade de dirimir possíveis dúvidas quanto ao perfil, formação e experiências profissionais do candidato, será efetuada uma entrevista com a coordenação do curso.

INFORMAÇÕES PARA MATRÍCULA

Envie para o e-mail posgraduacao@metodista.br a documentação obrigatória para a matrícula. Confira: 
  • CPF 
  • RG
  • Diploma de Graduação ou de Curso Superior
  • Para candidatos estrangeiros o RNE
  • Formulário de Pré-Matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado. 

Ficou com dúvida?

Envie um e-mail para posgraduacao@metodista.br ou atendimento on-line de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. 
Clique aqui e converse conosco!

Reportar Erros