Para aferir a qualidade de todos os cursos de graduação no Brasil, o Ministério da Educação – MEC instituiu a lei do SINAES, que prevê diferentes processos avaliativos, entre eles a Autoavaliação Institucional, que ocorre em cada Instituição de ensino superior e é realizada internamente, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA. Outros processos avaliativos, referem-se as avalições externas, entre elas as Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG que acontece a partir de visitas in loco realizadas por Comissões externas do INEP/MEC e do ENADE.

A seguir é possível conhecer os conceitos de qualidade dos cursos de graduação presencial e EAD da UMESP, provenientes dos resultados da ACG e da participação dos cursos no ENADE, nos últimos anos!

Para conhecer os resultados da Autoavaliação Institucional da UMESP, basta clicar em “RESULTADOS 5º CICLO”, no menu ao lado esquerdo.

Ao acessar os conceitos ENADE da UMESP AQUI, é possível consultar os conceitos obtidos em 18 cursos que participaram do ENADE nos anos 2016 e 2017 e, destes, 22.2% obtiveram conceito 4 de qualidade e 66.6% obtiveram conceito 3 de qualidade.

Inserir no link este quadro:

É possível ainda consultar os resultados obtidos na ACG, avaliação se dá por comissões externas do MEC para avaliarem nossos cursos. AQUI você pode conhecer os conceitos resultantes das visitas realizadas nos últimos anos, identificando que a dinâmica dos cursos de graduação é satisfatória e caminham para conceitos máximos de qualidade, segundo perspectiva do INEP.

Do total de 15 cursos avaliados nos últimos anos, a maioria (66.6%) obteve conceito 4 de qualidade, 26.6% obteve conceito 5 que representa o máximo de qualidade e somente um curso obteve conceito 3, equivalente a 6.66% do total avaliado!

E você? Já identificou qual foi a Avaliação do seu curso nos últimos anos?

Para mais informações consulte o site do seu curso!

Equipe da CPA/Avaliação Institucional

Reportar Erros

X