Apresentação
Coordenação: Profª Ms. Marta Regina Paulo da Silva

Contatomarta.paulo@metodista.br
Telefone: (11) 4366-5406

A “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologia” do curso de Pedagogia da UMESP tem como eixo de trabalho a interface entre “Brinquedo, Arte e Educação”, marcando desta forma duas grandes preocupações presentes no Projeto Político-Pedagógico do curso de Pedagogia da UMESP: um, a formação cultural dos alunos e alunas, e outra, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Com isto, este espaço pretende constituir-se em um local privilegiado para que professores e professoras e alunos e alunas explorem as diferentes possibilidades do brinquedo e da arte, subsidiando desta forma estudos e pesquisas que ressaltem a importância dos mesmos para a educação.


Sobre a Brinquedoteca

Um breve histórico

O Projeto Brinquedoteca do curso de Pedagogia da UMESP foi aprovado pelo CONSEP em 1998, tendo sido inaugurada em novembro de 1999, no campus Vergueiro, sob a coordenação da Profª Hulda de Freitas Daghlian. Dentre os objetivos de sua instalação encontrava-se a preocupação com a formação de professores/as que valorizassem o lúdico em suas práticas pedagógicas.

Com a saída da Profª Hulda da coordenação do Projeto, em 2001 assume este trabalho a Profª Drª Norinês Panicacci Bahia, que dá continuidade ao mesmo. Em 2006, fica a cargo da Profª Ms Iara Tamagnini Montibeller a responsabilidade por este espaço, onde também se criou o Laboratório de Metodologias, cujo objetivo era de que este se constituísse em um espaço de atendimento aos professores/as da educação básica, além dos/as próprios/as docentes do curso de Pedagogia em seu trabalho com as metodologias.

A partir de agosto de 2008, assume a coordenação da Brinquedoteca/Laboratório de Metodologias, a Profª Ms Marta Regina Paulo da Silva, que constitui, neste mesmo período, um grupo formado com monitores/as (alunos/as da Pedagogia, um aluno da Teologia e uma ex-aluna do curso de Pedagogia) e com o Prof° Dr° Elydio dos Santos Neto, docente/pesquisador do Mestrado em Educação da FAHUD. Este grupo teve como uma das primeiras tarefas a revisão do projeto da Brinquedoteca/Laboratório de Metodologias, que agregou em seu espaço a Gibiteca, passando então a denominar-se “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias”, sendo esta re-inaugurada em 11/02/2009.

Segundo Kishimoto (1996, p. 55) , as brinquedotecas, inicialmente criadas para empréstimo de brinquedos, vêm, em seu processo de expansão, ampliando e diversificando o oferecimento de seus serviços. Serviços estes definidos em função do perfil da comunidade atendida e de seus objetivos. Neste sentido, encontramos diferentes tipos de brinquedotecas em: hospitais, escolas, bairros, clínicas, universidades, etc.

A “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias” do curso de Pedagogia da FAHUD, sendo uma brinquedoteca dentro de uma universidade, é um espaço, como afirma a mesma autora, “privilegiado onde alunos de diversos cursos podem não só observar a criança, mas também desenvolver atividades com vistas ao aperfeiçoamento profissional” (p. 59-60). Dentre estas atividades, destacam-se a pesquisa, a assessoria a profissionais e instituições e o atendimento a comunidade, tendo como perspectiva a divulgação da importância do lúdico, da arte e do brincar na formação humana.

Seus objetivos

  • Formar professores e professoras que respeitem e considerem em sua prática pedagógica as múltiplas linguagens das crianças, jovens e adultos;
  • Contribuir na formação cultural dos alunos e alunas do curso de Pedagogia;
  • Oferecer espaço aos alunos e alunas do curso de Pedagogia para vivenciarem e refletirem sobre metodologias, nas diferentes áreas do conhecimento, que considerem a dimensão lúdica e estética na formação humana e no processo de construção do conhecimento;
  • Contribuir com pesquisas que tenham foco nas relações arte, brinquedo e educação;
  • Favorecer o conhecimento e a investigação de expressões da cultura popular, de modo especial as festas, os brinquedos, as histórias em quadrinhos e a literatura de cordel;
  • Oportunizar horas de estágio aos alunos e alunas do curso de Pedagogia;
  • Atender aos alunos e alunas de instituições educacionais da comunidade do entorno do campus;
  • Oferecer serviços de assessoria a profissionais e instituições educacionais.

O espaço

A Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias conta hoje com um acervo de brinquedos e jogos, organizados em um dos cantos da sala de tal forma a possibilitar re-arranjos do espaço em função das atividades a serem desenvolvidas. Há ainda um canto de leitura e um espaço destinado a gibiteca. Em breve estará sendo organizado um canto para a literatura de cordel, uma “cordeleteca”. Compõem ainda este espaço, mesas e cadeiras destinadas às aulas das diferentes áreas de conhecimento, que são reorganizadas em função das propostas realizadas pelos/as docentes.


[1]KISHIMOTO, Tizuko M. Diferentes tipos de brinquedotecas. In: FRIEDMANN, Adriana et AL. O direito de brincar: a brinquedoteca. 3. Ed. São Paulo: Scritta: Abrinq, 1996.
[2]UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico: Curso de Pedagogia. São Bernardo do Campo: UMESP, 2006.
[3]CAMPOS, Marcelo. Talvez isso... Rio de Janeiro: Casa 21, 2007.

Atividades
  • Atendimento às instituições educacionais;
  • Oficinas, palestras e encontros sobre histórias em quadrinhos e fanzines;
  • Oficinas de confecção de brinquedos;
  • Oficinas, encontros e apresentações da literatura de cordel;
  • Cursos, palestras, encontros sobre arte, brinquedo e educação;
  • Apresentações culturais;
  • Aulas relacionadas às diferentes metodologias de ensino, tendo como foco a dimensão da ludicidade;
  • Grupo de estudos sobre arte, brinquedo e educação;
  • Orientação aos trabalhos de conclusão de curso da Pedagogia em temáticas relacionadas à arte e ao brinquedo;
  • Elaboração de pesquisas relacionadas à arte e ao brinquedo;
  • Apresentação de trabalhos em eventos nas áreas da educação, comunicação, etc.

Eventos

Encerramento das atividades do 1º semestre de 2009

O evento que marcou o encerramento das atividades deste 1° semestre da "Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias" do curso de Pedagogia da FAHUD/UMESP, ocorreu no dia 15/06/2009 as 19h30 no auditório do campus Vergueiro, com a apresentação da literatura de cordel.

A re-inauguração do espaço

A re-inauguração da “Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias” ocorreu em 11/02/2009, no período de acolhimento aos/as novos/as alunos/as do curso de Pedagogia da FAHUD/UMESP, com uma Mesa Redonda intitulada “Histórias em Quadrinhos: histórias de vida, pesquisa e educação”.


Expediente

Coordenação do Curso de Pedagogia:

Profª Ms. Mara Pavani da Silva Gomes

Coordenação da Brinquedoteca/ Gibiteca/ Laboratório de Metodologias:

Profª Ms. Marta Regina Paulo da Silva

Professor colaborador do Mestrado em Educação da FAHUD:

Prof° Dr° Elydio dos Santos Neto

Monitores/as:

  • Ana Flávia Bonventi Tomiato (6° semestre de Pedagogia)
  • Cristina Botelho Souza (6° semestre de Pedagogia)
  • Daniel Pinto Bandeira (3° ano de Teologia)
  • Éderson Paulino da Silva (Pedagogo pelo curso de Pedagogia/UMESP)
  • Gisele Aparecida Munhoz da Silva (4° semestre de Pedagogia)
  • Jayane Nunes Ferreira (6° semestre de Pedagogia)
  • Michelle Catarina Barbosa de Lima (6° semestre de Pedagogia)
  • Michelle Costa Duarte (Pedagoga pelo curso de Pedagogia/UMESP)
  • Natália Cristina Guarany (2° semestre de Pedagogia)
  • Ondina Aparecida Faria (Pedagoga pelo curso de Pedagogia/UMESP)
  • Rose Mary Beserra Pinto Bandeira (6° semestre de Pedagogia)

Reportar Erros

X