Eduardo Grossi - Coordenador

É professor de jornalismo e possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade Metodista de São Paulo nas áreas de Jornalismo Impresso, Produção de Textos, Jornalismo Comunitário e Assessoria de Imprensa. Também leciona na Universidade de São Caetano (USCS) na disciplina Jornalismo Literário e Livro-reportagem e na disciplina Jornalismo Comunitário. Atuou como professor-conferencista no curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) na disciplina Especialização em Livro-Reportagem durante o 1º semestre de 2011. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, eleição-Brasil, marketing político - Brasil, partidos políticos - Brasil e comunicação - periódicos.

Currículo Lattes

Alexandra Gonsalez de Melo Sarasa Martin

Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição. Professora de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. Jornalista desde 1995, atuando como repórter e editora nas áreas de turismo, cultura, saúde e economia. Produz planejamento estratégico e desenvolvimento de conteúdo jornalístico para web sites e publicações corporativas. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e especialista pela Universidad de Navarra (Espanha), em Jornalismo Científico e Novas Tecnologias da Comunicação (2000). Autora do livro Mulheres sobre Rodas (Geração Editorial), onde conta as experiências vividas pelo Brasil em anos de trabalho como repórter do Guia 4 Rodas, o principal volume do gênero no país. Atualmente é editora e repórter especial colaboradora das Editoras Globo, Abril e Magu. Consultora nas áreas de comunicação e turismo.

Currículo Lattes

Arlete Prieto dos Santos

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1985) e mestrado em Comunicação Social pela mesma instituição (2000). Atualmente é professora assistente em cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo, além de professora e orientadora em cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, da Universidade de Taubaté e das Faculdades Integradas Espírito-Santenses. Tem experiência na área de Comunicação Organizacional, com ênfase de planejamento, ocupando o cargo de sócia-diretora da Textos&Cia - Comunicação para o Conhecimento -, diretora da MCO Comunicação e instrutora da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial).

Currículo Lattes

Beatriz Farrugia Foina

É formada em Jornalismo pela Universidade Metodista (2011) e pós-graduada em Relações Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (2015). Foi trainee do jornal O Estado de S.Paulo, repórter de assuntos internacionais e editora da agência italiana ANSA por quase 10 anos, posição em que desenvolveu projetos digitais e multimidiáticos no Brasil, na Argentina e na Itália. Colaborou com outros veículos de imprensa no Brasil e no exterior com reportagens internacionais. É poliglota e coautora do livro “1950: O Preço de uma Copa”. Atua nas áreas de Jornalismo Digital, Jornalismo Internacional, Jornalismo de Dados, Gestão de redes sociais e SEO.

Currículo Lattes

Camila Escudeiro

Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), na linha de pesquisa Mídia e Mediações Culturais (2017). Realizou Doutorado-Sanduíche na University of Illinois - Chicago (UIC), no Latin American and Latin Studies Program, com bolsa FAPERJ (2015-2016). Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de S.Paulo (2007), com bolsa CAPES. Pós-graduada em Língua Portuguesa (2011) e Jornalismo Internacional (2002) pela PUC-SP. Graduada em Jornalismo pela Universidade Metodista de S.Paulo (1999). Tem experiência no mercado de Comunicação (impresso e online) e em docência e orientação de pesquisas acadêmicas na ECO-UFRJ, Universidade Metodista, UNIFAI e Uniban. Atualmente, é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e editora executiva da Revista Comunicação & Sociedade. Além disso, participa do Grupo de Pesquisa Diaspotics e da Comunidade Emergente de Comunicação COMUNI. Foi membro do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa (PNAP) da Biblioteca Nacional, edição 2013-2014 e pesquisadora júnior do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Internacional de Macau, edição 2017.

Currículo Lattes

Cilene Victor da Silva

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, área de concentração Gestão de Riscos Ambientais e Urbanos, da Universidade Federal do ABC - UFABC. É doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, com tese na área de Comunicação de Riscos Ambientais e Tecnológicos, mestre em Comunicação Científica e Tecnológica, especialista em Comunicação Aplicada à Saúde e bacharel em Jornalismo.

Exerce a docência superior desde 1995, com atuação nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, nos quais tem ministrado disciplinas como Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, História da Comunicação, Jornalismo Especializado, Jornalismo Opinativo e Administração de Produtos Editoriais. De janeiro de 2013 a dezembro de 2017, foi professora dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero, onde também atuou na pós-graduação (lato sensu), coordenou por três anos o Centro Interdisciplinar de Pesquisa e exerceu o cargo de editora do periódico científico Communicare, período de fevereiro de 2014 a março de 2017. Como jornalista de ciência e meio ambiente desde 1991, tem atuado como comentarista, colunista de veículos da área e editora de revistas especializadas, como a Com Ciência Ambiental (2007-2011) e a Diálogo Brasil Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação (edição anual).

Currículo Lattes

Eloiza Oliveira Frederico

Trabalha há mais de 20 anos com jornalismo, tendo passado por alguns dos maiores veículos de comunicação do país. Iniciou sua atuação profissional na Rádio Bandeirantes, onde exerceu todas as funções de uma emissora jornalística; trabalhou também como repórter da TV Bandeirantes e do Canal 21 tendo atuado como correspondente de política da Bandeirantes em Brasília e da Rádio Itatiaia (MG); comentarista da Cultura "Jornal Acontece" da TV Bandeirantes; foi editora, repórter e chefe de reportagem da Rádio CBN (SP); Foi professora de Radiojornalismo na FAAP (Rádio e TV), e da Universidade de São Caetano do Sul. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo.

Currículo Lattes

Herom Vargas Silva

Docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado (1994) e doutorado (2003) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pós-doutorado em Comunicação pela ECA-USP (2015). Foi vice-presidente da seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL) entre 2014 e 2016. É autor do livro Hibridismos Musicais de Chico Science & Nação Zumbi (Ateliê Editorial, 2007), co-organizador de Mutações da Cultura Midiática (Paulinas, 2009), co-organizador de Linguagens na mídia: transposição e hibridização como procedimentos de inovação (EdiPUC-RS, 2013) e co-organizador de De norte a sur: música popular y ciudades en América Latina - apropiaciones, subjetividades y reconfiguraciones (Mérida/ México, Secretaría de la Cultura y las Artes de Yucatán 2015). Tem artigos em diversas revistas acadêmicas e pesquisas envolvendo os seguintes temas: música popular, música e comunicação, linguagens midiáticas e memória nas mídias.

Currículo Lattes

José Reis Filho

Trabalhou como jornalista gráfico no Jornal "A Tribuna" da cidade de Santos -SP, exercendo a função de chefe da diagramação no período de 1977 até 2002. Possui mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1991) e doutorado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor assistente da Universidade Católica de Santos nas disciplinas de Planejamento Gráfico. Coordena a produção gráfica dos Murais Zona Noroeste e dos Morros de Santos e também coordena a elaboração do Jorna Laboratório Entrevista. Também é professor da Universidade Metodista de São Paulo nos módulos de Planejamento Gráfico, Oficina Modulada de Jornalismo Impresso e Linguagem Visual Gráfica. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação na área gráfica. Também exerce a função de editor de arte da Redação Multimídia da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Universidade Metodista de São Paulo.

Currículo Lattes

Lana Cristina dos Santos

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo (1990), Universidade na qual obteve a titulação de mestre (2002) e doutora (2007). Com especialização em fotografia e mídia pelo SENAC - Comunicação e Artes (2000), tem experiência na área de Comunicação e Ensino a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e linguagem; análise de campanhas comunicacionais; comunicação e saúde / meio ambiente, além de estratégias mercadológicas e educação a distância. Atualmente é docente na graduação e pós-graduação, coordenadora do curso Especialização em Comunicação Empresarial EAD na Universidade Metodista de São Paulo, pesquisadora do Centro de Sustentabilidade da UMESP e professora convidada em programas de pós-graduação reconhecidos pelo MEC. Atua em treinamentos para docentes em ferramentas para educação a distância, envolvendo novas formas de trabalhar a educação em sala de aula para complementar sua atuação profissional.

Currículo Lattes

Maria Filomena Salemme

Jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Comunicação -Faculdade Cásper Líbero.
Docente na Faculdade Cásper Líbero e Universidade Metodista.
Cursou em 2007 Master em Jornalismo -Gestão Estratégica de Empresas de Comunicação-conteúdo editorial aliado à visão de negócio e formação de pessoas. Possui experiência em gestão, reportagem, edição, produção em mídia radiofônica e também em mídia Impressa, Assessoria de Imprensa órgão público e privado e Mídia Training para empresas, órgãos públicos e políticos. Trabalhou por 20 anos na Rádio EldoradoEstadão, uma empresa do Grupo Estado, onde exerceu nos últimos cinco anos a função de Editora-Chefe, responsável por uma equipe de 40 profissionais. Na emissora atuou como repórter por mais de 10 anos, período em que recebeu importantes prêmios na área como o Prêmio Ayrton Senna de jornalismo em 2002, Prêmio Embratel de Jornalismo em 2004, Caixa Econômica de Jornalismo Social em 2005 e Premio Nuevo Periodismo da Fundação Gabriel Garcia Marques para um Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI)em 2003 e 2005.

Currículo Lattes

Mateus Yuri Passos

Pós-doutorado em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero, doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas com período sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, especialista em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas e em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Jornalismo Literário, bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Foi professor nos cursos de Jornalismo e Rádio e Televisão da Universidade Estadual Paulista e nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Jaú. Foi editor adjunto da Revista Comunicação Midiática e editor convidado em dossiês das revistas Redes.Com, Brazilian Journalism Research e Líbero. Foi jornalista de ciência junto à editora Casa da Árvore e coordenador executivo do projeto Toque da Ciência, na Universidade Estadual Paulista.

Currículo Lattes

Osvaldo Gonçalves Hernandez

Graduado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) pela Universidade Metodista de São Paulo (1982) e pós graduado no curso de especialização "A Construção da Docência no Ensino Superior: Fundamentos e Práticas" pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é professor da Metodista nas disciplina/módulos Técnicas de Fotografia, Fotojornalismo e Fotografia Publicitária. É fotografo profissional atuante na área de fotografia de moda, publicidade e fotojornalismo. Desenvolve ensaios fotográficos, tendo participado de diversas exposições coletivas e individuais.

Currículo Lattes

Rita de Cássia Donato

Jornalista e mestre em Comunicação e Inovação. Possui especialização em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP-2010). É docente nos cursos de graduação e pós-graduação (presencial e EaD), com aderência em narrativas multiplataformas e pesquisas voltadas ao uso de novas tecnologias na comunicação. Especialista em comunicação política, ingressou na área em 2004 e tem experiência com jornalismo impresso e digital. Na Assessoria de Imprensa de órgãos públicos, foi responsável pelo planejamento estratégico, media training, gerenciamento de crises e gestão de mídias digitais e sociais. Também implementou plano de comunicação em campanhas políticas para os poderes Executivo e Legislativo - nas esferas municipal, estadual e federal. Na Comunicação Organizacional, atuou com endomarketing e auditoria.

Currículo Lattes

Roberto Joaquim de Oliveira

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1995) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2008). Atualmente é horista da Universidade Metodista de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, comunicação, informação, integração e políticas públicas.

Currículo Lattes

Sílvio Pereira da Silva

Doutor na área de linguagem e educação pela Faculdade de Educação da USP Universidade de São Paulo, mestre em Letras na área de Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela USP - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Especializado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Fundação Santo André, Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. É professor de Literatura e Língua Portuguesa e exerce a função de coordenador dos cursos de Letras Licenciatura e Bacharelado, na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

Currículo Lattes

Wesley Carlo Fernandes Elago

Graduado em Rádio e Televisão pela Universidade Metodista de São Paulo (1994). Foi diretor de programas na TV Bandeirantes, departamento de esportes, onde dirigiu vários programas, News e mesas de debates, ancorados pelos seguintes apresentadores: Luciano do Valle, José Luiz Datena, Milton Neves, Renata Fan, Roberto Avallone, Elias Júnior, Éder Luiz, Jorge Kajuru. Experiência Profissional Desde 1993 na Rádio e TV Bandeirantes, Departamento de Esportes TV. Coordenação, edição e produção de noticiários ao vivo e eventos esportivos em diversas modalidades, da pré-produção (pauta), à divulgação e coordenação das mídias, até a edição final (programa no ar). Rádio e Televisão Record Departamento de Esporte TV, cobertura dos Campeonatos Brasileiros e Paulista de 2001 a 2003, assim como toda a divulgação de mídia e planejamento da cobertura dos Eventos. Rádio e Televisão Record Departamento de Esporte TV, cobertura dos Campeonatos Brasileiros e Paulista de 2001 a 2003, assim como toda a divulgação de mídia e planejamento da cobertura dos Eventos. SBT - Participação no programa Jogo Duro de Jorge Kajuru em 2006. Coberturas Internacionais: Copa do Mundo Estados Unidos 1994 Eurocopa Inglaterra 1996 Olimpíadas Atlanta 1996 Copa América Bolívia 1997 Copa do Mundo França 1998 Copa América Paraguai 1999 Panamericano Winnipeg 1999 Olimpíada Austrália 2000 Mundial Interclubes da Fifa - 2000 Copa América - Colômbia 2001 Panamericano Costa Rica 2003 Olimpíada Grécia 2004 Copa do Mundo - Alemanha 2006 Copa América - Venezuela 2007 Panamericano - Rio de Janeiro 2007 – Copa do Mundo 2014 – Olimpíadas 2016. Cursos específicos de TV digital e editoração digital em rede realizados na sede da rede internacional de notícias CNN. Foi professor do curso de Rádio, TV e Internet da Umesp em disciplinas de natureza prática.

Currículo Lattes

Reportar Erros

X