A Liga Acadêmica de Reabilitação Funcional da Universidade Metodista de São Paulo (LARF-UMESP) é uma associação estudantil que tem por objetivo complementar a formação de alunos da área da saúde nas bases teóricas e na prática de técnicas de investigação e recuperação funcional.

A LARF foi criada em maio de 2017 por um grupo de alunos de diferentes semestres que tinham um interesse em comum junto de seus professores do curso de Fisioterapia. O (I) Curso Introdutório a Liga Acadêmica de Reabilitação Funcional foi o marco de início das atividades em 19 de Agosto de 2017 reunindo profissionais como a Dra. Clarice Tanaka (USP), Dr. Ruy C. P. Neto (USP), Profª Ana Yaeko (UNIFESP), Prof° Cássio Marinho Siqueira (USP), Dra. Cynthia Bedeschi (USP) e o Profº Thiago Wetzel, do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC). 

As atividades da Liga Acadêmica possuem como alicerces o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão. Com isso, tem possibilitado aos seus participantes oportunidades de intercâmbio com o Grupo de Pesquisa e a Liga de Reeducação Funcional da USP.  Os cursos oferecidos são: Workshop de Avanços no Atendimento de Fisioterapia ao Paciente Crítico e Reeducação Funcional. Além da visita técnica ao HC.

O ambulatório da LARF está alocado na Policlínica semanalmente, com atendimentos aos pacientes da comunidade realizados pelos membros e pelo professor orientador.

Entre novos projetos da liga inclui-se o interesse em desenvolver pesquisas que explorem a correlação entre as disfunções motoras e seus impactos sobre os aspectos funcionais das pessoas. Uma outra prioridade em 2018 é aumentar a participação de alunos e professores de outros cursos da saúde, para que possamos desenvolver uma abordagem multidisciplinar aos pacientes com limitações em suas atividades.

Reportar Erros

X