O curso de Matemática da Universidade Metodista de São Paulo oferece ao aluno um projeto pedagógico diferenciado, que acompanha as mais modernas tendências no ensino matemático.

Por isso, se destaca no programa do curso o trabalho interdisciplinar, que busca aprofundar gradativamente os conteúdos, as habilidades e as competências profissionais desejadas, pautando-se na premissa de que é fundamental ao futuro professor de Matemática ter conhecimento sólido não só sobre os conceitos da matemática, como sobre ferramentas para o aprendizado, como informática e livros didáticos.

Além disso, em parceria com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), desenvolve a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Objetivo do curso

O curso de Licenciatura em Matemática tem como finalidade a formação pessoal, social e cultural dos futuros docentes, que qualificados para o ensino de Matemática, sejam comprometidos com a ética profissional e com a responsabilidade de propiciar atividades e situações de aprendizagem. As habilidades e competências adquiridas ao longo do curso fazem deste aluno um profissional capaz de ocupar posições no mercado de trabalho também fora do ambiente acadêmico, em áreas em que o raciocínio abstrato é uma ferramenta indispensável e para as quais existe uma grande demanda no mercado.

Diferenciais do curso

Estrutura de curso modular
A estrutura modular permite maior integração entre os vários professores e os alunos têm um melhor entendimento das relações entre os diferentes assuntos abordados durante o curso. Para intensificar ainda mais esta integração, são desenvolvidos projetos semestrais que exigem competências adquiridas durante cada um dos semestres.

Corpo docente qualificado
Além dos professores terem em seu currículo os títulos de mestrado e doutorado, alguns docentes do curso de Licenciatura em Matemática contam com extensa experiência em escolas de ensino fundamental e médio e, com isso, agregam valor diferenciado às suas aulas.

Parcerias
O curso de Licenciatura em Matemática da Metodista tem parceria com o Colégio Metodista, que oferece espaço para os alunos desenvolverem atividades relacionadas ao Estágio Supervisionado, que em alguns casos pode ser remunerado ou não. Além disso, por meio de uma parceria com o IMPA (Instituto de Matemática Pura Aplicada) e a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), desenvolve a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). E por meio da parceria com a OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) desenvolve a OMABC (Olimpíada de Matemática do Grande ABC), que faz parte do Projeto Nacional de Olimpíadas e conta com verbas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico).

Inserção no mercado de trabalho
Pesquisas realizadas pelo IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática) há cerca de quatro anos, mostram que a demanda anual por professores de matemática é muito superior ao número de profissionais que estão sendo formados. Portanto, se essa tendência não mudar, sempre haverá excelentes oportunidades para profissionais bem qualificados, como os alunos formados pelo curso de Licenciatura em Matemática da Metodista.

Convém ainda ressaltar que os profissionais formados pelo curso desenvolvem a segurança e competência necessária para integrar o mercado de trabalho, uma vez que a maioria dos alunos é aprovada em concursos públicos para professores de Matemática e leciona em boas escolas particulares.

Reportar Erros

X