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Com coronavírus, dois terços dos presentes das mães serão comprados pela internet

por Maria Luisa Marcoccia Última modificação 2020-04-30T12:46:19-03:00
Pesquisa do Observatório Econômico conclui que Covid-19 impactou também no preço médio a pagar, de R$ 109, ou 26% menor

A retração econômica com o isolamento social impactou a segunda melhor data de comércio no Grande ABC, o Dia das Mães. Neste ano,  65% dos entrevistados pela Universidade Metodista de São Paulo na tradicional PIC (Pesquisa de Intenção de Compras) vão utilizar a internet como meio de adquirir presentes, para os quais também cairão os gastos planejados:  42% responderam que o desembolso por lembrança deverá ser de aproximadamente R$ 109, ou 26% menor que o realizado no Dia das Mães do ano passado, já descontada a inflação de 3,3% (IPCA/IBGE).

A internet em anos passados representou de 10% a 15% das compras. Vestuário (30%), perfumes e cosméticos (26%) e flores (10%) são as opções mais escolhidas. As principais pessoas homenageadas serão mães (61%), sogras (13%) e avós (11%).

Perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães terá fluxo comercial de cerca de R$ 93 milhões este ano nos sete municípios da região, 30% abaixo dos R$ 129 milhões de 2019 e distante de 2015, quando a PIC realizada pelo Observatório Econômico da Metodista apontou a maior estimativa de movimentação desde o início da pesquisa, em 2012, de R$ 141 milhões.

Menor renda

Outro efeito do contexto da Covid-19 sobre o domingo de 10 de maio próximo é a queda no número de pessoas a serem homenageadas. Cerca de 30% (28,9%) dos entrevistados afirmaram que deverão presentear menos neste Dia das Mães ou sequer presentear alguém. “A queda na renda das famílias e o problema de logística com o fechamento do comércio explicam esse cenário”, afirma o coordenador de estudos do Observatório e professor de Ciências Econômicas da Metodista, Sandro Maskio.

Com a queda no volume de presentes e a redução do ticket médio a ser pago, o gasto médio planejado com compras (mais de uma lembrança) deverá reduzir-se em cerca de 31% comparado à mesma data anterior: R$ 149, contra R$ 210 no ano passado. “Considerando a retração tanto dos preços médios quando do gasto planejado, acompanhado da queda do número médio de pessoas a serem presenteadas, já havia a expectativa de menor movimentação financeira neste Dia das Mães”, lamenta professor Sandro.

Veja o estudo completo.

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