Cursos da Metodista apresentam ótimos conceitos no Enade 2016

Prova analisa conhecimentos de formandos da graduação
Cursos da Metodista apresentam ótimos conceitos no Enade 2016

Foram divulgados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016. Os cursos de graduação da Escola de Ciências Médicas e da Saúde (ECMS) e da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação (EETI) da Universidade Metodista de São Paulo apresentaram ótimos resultados na avaliação oficial do Ministério da Educação (MEC).

Os cursos de Farmácia e de Educação Física obtiveram nota 4 no Enade. Já as graduações em Gestão Ambiental, Biomedicina, Medicina Veterinária e Odontologia receberam nota 3. A nota do Enade é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes da graduação, com conceito de 1 a 5. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico.

Os cursos são avaliados de acordo com o Ciclo Avaliativo do Enade, em 2016 foram considerados os cursos de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, para bacharelados e licenciaturas, e Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança, para tecnológicos.

Para Sávio Fujita Barbosa, coordenador de Farmácia, o bom desempenho dos alunos é resultado de “uma matriz curricular que acompanha e supre as reais demandas da sociedade em relação às responsabilidades e atividades do profissional farmacêutico. Utilizando metodologias ativas de aprendizagem e locais especializados para o desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias, nossos alunos atuam além teoria desenvolvendo um perfil único”.

Tais conquistas são resultados da busca constante pela qualidade e inovação da Universidade. Nos últimos cinco exames (três do bacharel e dois da licenciatura), conquistamos conceito 4 em todos, isso é o que mais nos alegra porque o normal é oscilar entre as notas 3 e 4. Em se tratando do Enade, o empenho dos professores e o compromisso dos alunos em fazer uma “boa” prova faz toda diferença. Paralelo a isso, nossa infraestrutura (destaque para Academia Escola) é um grande diferencial, de modo que os estágios são supervisionados in-loco e isso favorece relacionar teoria e prática", diz Rogério Toto, coordenador de Educação Física. 

O Diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde, Nilton Abreu Zanco, reforça a fala dos coordenadores e chama a atenção à participação do corpo discente na construção do espaço universitário. "Os resultados positivos demonstram o compromisso da Metodista com um ensino de qualidade. Há um conjunto de fatores que contribui para a boa formação dos nossos alunos, são eles: projeto pedagógico de curso construído de forma participativa e que atende às necessidades profissionais; corpo docente engajado e altamente qualificado, com produção acadêmica e atividades nos diferentes setores do mercado; alunos responsáveis, com espírito construtivo e envolvidos com os processos avaliativos, buscando dar o melhor de si; aulas teóricas, aulas práticas e estágios, complementam a formação dos alunos". 

CPC e IGC

Em novembro, o governo federal divulgará também os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.

Confira as notas de todos os cursos avaliados no Enade 2016:

Curso Conceito Enade
Odontologia 3
Medicina Veterinária 3
Farmácia 4
Biomedicina 3
Educação Física (Bacharelado) 4
Tecnologia em Gestão Ambiental 3

Reportar Erros