No topo dos rankings, cursos de Comunicação da Metodista completam 45 anos

Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas são os mais antigos da área
No topo dos rankings, cursos de Comunicação da Metodista completam 45 anos

Sempre bem posicionados nos principais rankings universitários, os cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Universidade Metodista de São Paulo completam 45 anos neste 2017 colecionando centenas de ex-alunos com atuação nas principais mídias e agências do País.

Entre outros títulos, a Metodista foi eleita sete vezes pelo prestigiado Guia do Estudante, da Editora Abril, como a melhor universidade de Comunicação particular do Brasil, sempre com pontuações máximas de 4 e 5 estrelas. No Ranking Universitário Folha (RUF) deste ano, a Metodista foi considerada a melhor universidade particular do ABC paulista e a 12º em todo o País em Comunicação.

Para celebrar estas e outras conquistas, a instituição promove nos próximos dias 17 e 18 de outubro o tradicional Prêmio Destaque, destinado a alunos de Comunicação que receberam as notas mais altas nos Projetos Integrados e Experimentais e TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). O evento deste ano reconhece os melhores trabalhos de 2016.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Rodolfo Carlos Martino, a relevância do padrão Metodista de ensino está no fato de o professor “passar o bastão do conhecimento” para o aluno. “A formação é feita com base no ‘jeito Metô’ de ser. Temos docentes muito qualificados e com experiências diversas, o que expande o conhecimento dos nossos graduandos”, diz, acrescentando: “Vai além das pessoas, é uma marca”.

A tradição da Comunicação Metodista se destaca quando o assunto é agilidade, dinâmica e atualidade, oferecendo aos alunos bagagem de conhecimento social, cultural e técnico sempre inteirada com as necessidades do mercado. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, professor Fernando Ferreira de Almeida, considera que o principal desafio é formar alunos não só em suas áreas de escolha mas também como cidadão. “O papel fundamental da universidade é a formação crítica do profissional, tanto que os alunos fazem pesquisas durante as aulas para saber o que é certo ou errado, e o porquê disso. A responsabilidade é a marca da Metodista”, afirma.

Coordenador do curso de Relações Públicas, professor Paulo Ferreira conta que antes de tornar-se docente na Metodista dirigia uma prestadora de serviços na área de RP e passou a receber alunos como estagiários em sua empresa. "No processo seletivo para estágio sempre tive alunos Metodista. Então, sempre vi a universidade como lugar sério".

A qualidade dos cursos Metodista reflete os investimentos contínuos em infraestrutura e capacidade tecnológica. Em Jornalismo destacam-se a Redação Multimídia e parcerias com veículos campeões de audiência e credibilidade, como a rádio CBN. Além disso, os estudantes aprendem na prática por meio do jornal impresso Rudge Ramos, com mais de 30 anos de circulação, e do RR On-Line, com mais de 1 milhão de acessos.

Outro ponto alto é a Agência de Comunicação Integrada AGiCOM, que possibilita aos alunos a oportunidade de estagiar em todas as áreas da comunicação, em diversos núcleos. Eles são responsáveis pela organização, cobertura e planejamento de eventos, bem como por campanhas publicitárias e promocionais, criação, pesquisa, produção gráfica, audiovisual e planejamento de comunicação e marketing.

Prêmios

São muitas as conquistas dos cursos de Comunicação evidenciadas por meio dos estudantes. No Jornalismo, por exemplo, Bruna Penilhas, Daniel Generalli, Juliana Frezarin e Lucas Alencar conquistaram neste ano o prêmio de Melhor TCC no Troféu HQMIX de Histórias em Quadrinhos. Em Relações Públicas, Janaína Rodrigues Rocha e Jenifer de Sousa Fernandes venceram, no ano passado, o 7° Prêmio Universitário Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que tinha como desafio o tema “O poder da nuvem: soluções, serviços e cultura SAP”.

Já na Publicidade e Propaganda a Metodista conquistou este ano os primeiros prêmios no Intercom Sudeste nas categorias “Publicidade em outros meios” e “Anúncio impresso”. A Intercom é considerada a principal entidade de comunicação do País. Os estudantes Abner Henrique Dias, Fernanda Paes, Jessyca Agustino, Karoline Borges e Robson Miguel criaram a campanha “Campeões além do tatame” para a ONG Pequeno Samurai, que ensina Morganti Jiu-jitsu a crianças carentes.A iniciativa foi escolhida como a melhor na categoria “Publicidade em outros meios” de mobiliário urbano, anúncio em ponto de ônibus.

Já a Agência Trivium e suas integrantes Carolinne Cachoeira e Desirree Vitoriano desenvolveram campanha para incentivar alunos e funcionários da Metodista à reciclagem de celulares e 250 dispositivos foram recolhidos e encaminhados à Coopermiti, uma cooperativa sem fins lucrativos. Conquistou o prêmio de melhor “Anúncio impresso”.

Reportar Erros