Filarmônica da Metodista dá verdadeira aula na Expo CIEE 2011
Quem passou pelo Palco da Graduação, na Área da Cultura da Expo CIEE 2011 na noite deste sábado (28) recebeu uma verdadeira aula de música clássica. E aula não é uma metáfora para a qualidade da interpretação da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri da Universidade Metodista: o maestro Daniel Cesar Martins, 30, aproveitou o ambiente da feira para ensinar ao público o funcionamento de uma orquestra.
Depois de abrir o concerto com os temas dos filmes Indiana Jones e Piratas do Caribe, o maestro explicou como a orquestra é dividida em diversas famílias (sopros, metais, percussão etc.) e a comparou a um arco-íris: “Na parte da frente vão os mais agudos e atrás os mais graves.”
Para demonstrar as diferentes sonoridades de cada família, pediu tocassem sozinhas um mesmo trecho. Após dar sequência ao concerto com o tema de Jurassic Park, já com todos juntos novamente, Martins preparou uma surpresa: perguntou à plateia se alguém gostaria de conduzir a orquestra.
De camiseta do Iron Maiden, Eugênio Kiron, 45, após uma breve explicação do maestro, regeu a Filarmônica, que apresentou novamente o tema de Piratas do Caribe. Eugênio contou ao Portal da Metodista que é músico profissional, mas que nunca havia regido uma orquestra antes; contrabaixista e produtor, atualmente desenvolve um projeto de versões blues e jazz para músicas do Deep Purple.
Antes do concerto, a violinista Jéssica de Lira, 14, e o violonista Cauê Belisário da Silva, 21, que fazem parte da Filarmônica há um ano, esperavam que as pessoas gostassem e que se a música clássica fosse algo novo, que passasse a fazer parte do cotidiano das pessoas. Não podiam imaginar que dariam uma verdadeira aula no Pavilhão da Bienal.