Livro sobre linguagem publicitária será lançado pela Editora Metodista na Bienal de São Paulo

professora Elizabeth Moraes Gonçalves, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, aborda no livro “Propaganda & Linguagem – Análise e Evolução”.
A evolução tecnológica tem influenciado o dia-a-dia em diversas formas. Entre essas mudanças, a forma de se comunicar talvez seja a principal. E é exatamente esse “caminhar” da comunicação usada na propaganda, no último século, que a professora Elizabeth Moraes Gonçalves, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, aborda no livro “Propaganda & Linguagem – Análise e Evolução”. O livro será lançado pela Editora Metodista no dia 11 de março, a partir de 10h, durante a 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, no estande da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). Inicialmente, a autora discute as características da linguagem publicitária vinculada aos conceitos das ciências da linguagem e da comunicação. A partir daí, ela apresenta uma discussão mais centrada no texto lingüístico do anúncio publicitário, salientando suas principais características e tendências, determinadas pelos avanços tecnológicos. Depois dessa abordagem minuciosa, Elizabeth mostra, através de uma perspectiva temporal, a influência dos meios de comunicação nas características da linguagem publicitária, enfatizando a evolução tecnológica da modernidade. É interessante acompanhar a evolução tanto de imagens quanto da linguagem utilizados em anúncios publicitários publicados em revistas, no último século, em imagens em P&B.; Finalmente, são realçadas a era do computador e a interatividade, além dos recursos tecnológicos que determinam os padrões de linguagem, vinculando texto, imagem e outros elementos exteriores ao texto, que participam da situação de elaboração e de recepção da mensagem. “Há uma tendência na sociedade moderna de se produzir textos altamente icônicos e que passou a ser incorporada também pela publicidade. (...) Graficamente também é possível observar a linguagem de clipe, quando a imagem e a distribuição de texto lingüístico levam à idéia de dinamismo e movimento; o produto é apenas um dos elementos dessa composição”, explica a autora na apresentação do livro. Sobre a autora Elizabeth Moraes Gonçalves é doutora em Comunicação Social e Licenciada em Letras pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP. Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Responsável pelo Núcleo de Comunicação, Linguagem e Educação e pelo projeto de pesquisa Linguagem e discursos especializados na Comunicação. Sobre a obra Propaganda & Linguagem: análise e evolução Elizabeth Moraes Gonçalves 191 páginas R$ 33,00

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