Dia do Voluntário: você pode participar
A Universidade Metodista de São Paulo apóia o Dia do Voluntário, que é uma realização do Centro de Voluntariado de São Bernardo do Campo (CEVO) e da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
A Universidade Metodista de São Paulo apóia o Dia do Voluntário, que é uma realização do Centro de Voluntariado de São Bernardo do Campo (CEVO) e da Prefeitura de São Bernardo do Campo.
O Dia V foi estabelecido pelo ONU e ocorre no dia 5 de dezembro. Em São Bernardo, um grande campo de ação voluntária será feito no dia 3 de dezembro. Os organizadores contam com o apoio de toda a população.
Grupos que se interessarem podem organizar atividades. Para aqueles que não se identificarem com nenhuma atividade específica, mas desejam ajudar, basta entrar em contato com o CEVO (veja programação abaixo) e se colocar à disposição para integrar algum grupo.
Comunique sua ação ao CEVO Av Imperatriz Leopoldina 22 Nova Petrópolis
Telefone: 4121-7777
Site: www.sbcampo.com.br/cevo
E-mail: cevo_sbc@uol.com.br
Confira a programação:
9h - Instalação do Parlatório
9h30 - Banda Sinfônica Municipal - abertura do evento
l0h - Leandro de Abreu com o Grupo Oficina de Viola
11h30 - Adilson Vieira - Perfomance com bonecos
12h - Oficina de Experiências Corporais em Dança = Aychele Szot
13h - Oficina de Dança Afro = Jucelene dos Santos
14h - Oficina de Poesia Aberta com Alex Olobardi
As apresentações serão acompanhadas de palestras educativas sobre os objetivos do trabalho voluntário como instrumento de redução das desigualdades sociais, inclusive pelo ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Maurício Soares, que acredita no efeito demonstrativo das propostas feitas pela ONU, para o engajamento de pessoas voluntárias.
A apresentação dos artistas é voluntária, assim como muitos funcionários da Prefeitura estarão trabalhando voluntariamente , não somente na Praça da Matriz, como percorrendo a rua Marechal Deodoro, distribuindo folhetos e convidando o público para as apresentações.
Na praça Lauro Gomes haverá cursos de artesanato, ministrado voluntariamente pelos diversos expositores, que além de ensinar todos os interessados , também fornecerão os materiais utilizados na confecção das peças. Vários palhaços estarão animando o local, com a distribuição de algodão doce para as crianças. Todas essas atividades serão acompanhadas por palestras educativas sobre o que significa o trabalho voluntário, quais os itens estabelecidos pela ONU para reduzir a exclusão social no planeta, a partir da atuação de voluntários.
Paralelamente, no bairro Taquacetuba, um grupo coordenado pela Valeria Frederico, da Secretaria de Educação, agentes da Coordenadoria de Ação Comunitária - CAC e muitos voluntários, estarão desenvolvendo um amplo trabalho de ação comunitária, com grupos de dança, cortes de cabelo, orientação jurídica, tirar documentos, com um posto avançado do Poupatempo.
A Universidade Metodista de São Paulo, várias igrejas de diferentes credos e denominações, clubes, associações de bairro, sindicatos, enfim, muitas organizações sociais e mesmo empresas, estarão envolvidas nas comemorações, como instrumento de conscientização sobre a necessidade de cada um contribuir para reduzir as desigualdades sociais. O presidente do Centro do Voluntariado de São Bernardo, Danilo de Barros Fernandes, estima que mais de quarenta mil pessoas estarão envolvidas nas atividades comemorativas do dia internacional do voluntário.